top of page

6 dicas para os primeiros dias com bebê em casa

6 dicas para os primeiros dias com bebê em casa

Chegou o momento de sair da maternidade e voltar pra casa após o parto. Você pensa que está tudo esquematizado, o quartinho está pronto, as roupinhas arrumadas, tudo preparado…

Mas ai você chega em casa com seu pacotinho, e agora??? É normal sentir que mesmo com toda felicidade e tudo organizado, o medo e a insegurança podem tomar conta nesse momento.

Nos primeiros dias nos deparamos com uma rotina intensa e situações completamente novas, e ainda estamos cansadas após o parto e as noites mal dormidas. É difícil ter ideia de como tudo vai mudar antes de viver isso de fato.

Listamos algumas dicas que podem ajudá-las a lidar melhor com esse turbilhão de emoções dos primeiros dias:

1- Aceite ajuda: sua melhor amiga se ofereceu para lavar a louça e cozinhar? Ótimo! Sua mãe/sogra/tia querem ajudá-la com o bebê para você tomar um banho e tirar uma soneca? Maravilhoso! Temos a tendência a acreditar que somos super mulheres e daremos conta de tudo, mas é bem difícil e toda ajuda nessas horas pode fazer uma grande diferença.

2 – Durma quando o bebê dormir: esqueça todo o resto (deixe com o pessoal da ajuda) e aproveite o tempinho que o bebê está descansando para você descansar também. Nesses primeiros dias a adaptação de dia e noite nem sempre é simples e estar o mais descansada possível vai ajudar muito no processo.

3 – É normal oscilar entre a alegria e momentos de choro: conte com quem estiver ao seu redor para dividir esse momento. E se sentir que a angústia está indo longe demais, procure ajuda médica. A depressão pós parto é muito mais comum do que imaginamos.

4 – Está tudo certo dizer não às visitas no primeiros dias: você e seu bebê precisam literalmente se conhecer, enfrentar os desafios da amamentação, do sono, etc. Não fique sem graça de falar para as visitas esperarem mais um pouco.

5- Deixe suas expectativas para trás: cada bebê é único, assim como cada mãe. Procure comparar o mínimo possível. Muitas vezes não terá livro ou dica para ajudá-la porque a situação será única, de vocês.

6- Vai ficar cada vez melhor: os primeiros dias são difíceis, mas vai ficando melhor a cada desafio vencido. Em pouco tempo você conhecerá seu bebê como ninguém e poderá realmente curtir mais os momentos juntos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page