É seguro para uma pessoa idosa morar sozinha?


É seguro o idoso viver sozinho?

A decisão de contratar um cuidador não é uma tarefa fácil. Alguns sinais podem ajudar a família a perceber que é o momento de contar com um cuidador que auxilie a pessoa idosa nas atividades diárias.

Uma lista de pontos importantes a serem considerados e que podem passar despercebidos se não visitarmos os parentes idosos com frequência, são descritos a seguir:

Repare na aparência do idoso: - Mudanças na higiene pessoal pode ser sinal de depressão ou demência. - Perda de peso. O idoso pode não estar conseguindo sair para fazer compras ou se lembrar de como ligar o fogão para cozinhar ou simplesmente esquece de comer. - Ganho de peso. Pode ser causado por doenças como diabetes ou demência.

A saúde anda frágil? - Risco de queda aumenta quando a pessoa idosa perde a estabilidade ao caminhar. - Tem apresentado piora em alguma condição crônica, como diabetes, problemas respiratórios, insuficiência cardíaca, etc. - Apresenta dificuldades em realizar as atividades diárias como: vestir-se, usar o banheiro, tomar banho, fazer compras, tomar medicamentos no horário certo e dosagem certa, usar eletrodomésticos, ir ao banco, etc.

Atividades sociais e círculo de amigos costumam diminuir à medida que a idade avança: - O idoso ainda costuma frequentar reuniões com amigos ou participar de atividades religiosas ou atividades de recreação? Falta de companhia e solidão estão associados a depressão, assim como mudança ou morte de amigos. - Falta interesse em participar de atividades antes realizadas com prazer pode ser sinal de depressão.

Observe a organização da casa: - Objetos acumulados ou caídos pelo chão causam risco de quedas. - Poeira, teia de aranha, mofo são sinais de que a pessoa precisa de uma mãozinha para manter a casa em ordem.

Verifique a cozinha, a geladeira, o freezer e a despensa: - Observe se há produtos com data de validade vencida; - Vários itens de um mesmo produto no armário (significa que a pessoa pode ter esquecido o que comprou e comprar novamente) - Faltam frutas, verduras e legumes frescos na casa, sinalizando que a pessoa necessita de ajuda para fazer compras e cozinhar.

Dê uma olhada no quintal e caixa de correio: - Observe se as plantas estão morrendo, principalmente quando a pessoa costumava gostar muito de cuidar de seu jardim. - Verifique se animais de estimação estão emagrecidos ou gordos, isso pode sinalizar esquecimento de alimentá-los ou foram alimentados repetidas vezes. - As correspondências estão se acumulando na caixa de correio.

O modo como a pessoa dirige o carro também pode ser útil para avaliar a independência: - Pegue uma carona com a pessoa idosa para observar como ela está dirigindo. - Observe se lembra de colocar o cinto de segurança, se sinaliza corretamente.

Esses são alguns dos sinais que indicam se as pessoas idosas têm condições de levarem uma vida independente e viverem sozinhas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square